Entre os dias 7 e 9 de julho, ocorre a 6ª edição da feira gastronômica de produtores, paralela ao concurso Prêmio Queijo Brasil. Serão aproximadamente 35 queijarias participantes, além da presença de cerca de 15 estandes com marcas de produtos afins. Confira abaixo algumas das participantes.
Queijaria Reserva do Lago – Delfinópolis/MG
A queijaria Reserva do Lado teve inicio em setembro de 2020. Era um projeto para o futuro, mas que se tornou realidade ainda durante a pandemia. Sendo a primeira vez que estará presente no Prêmio Queijo Brasil, levará uma parte de seus produtos, como o Queijo Canastra, Queijos de leite A2A2, Queijos autorais, Requeijões de corte, Doces, e também uma amostra da charcutaria.
A expectativa para o evento é de terem os seus produtos avaliados por profissionais qualificados e receberem os feedbacks de cada um, pois acreditam que melhorias sempre se fazem necessárias. “Também estamos na expectativa, é claro, de levar nossos produtos para a Feira Prêmio Queijo Brasil e apresentar ao público. Deixo o convite para que venham prestigiar os produtos diretamente da Serra da Canastra, do município de Delfinópolis/MG”, diz Thiago Vilela Tristão, produtor da marca.
———
Queijaria Almeida Guimarães — Itanhandu/MG
Conduzido por Luis Guimarães e Adriana Almeida, os Queijos Artesanais Almeida Guimarães são produzidos no Sítio Recanto Santa Maria, em Itanhandu/MG. Os Queijos Artesanais Almeida Guimarães trazem em sua receita base a mesma receita dos seus ancestrais, deixando viva a cultura local e fazendo com que Itanhandu fique no ranking da produção de Queijos da região. Os Queijos são feitos com leite de alta qualidade e salientando o“terroir” da Serra da Mantiqueira, sendo produzidos à 1.200 metros de altitude e outras características que formam a topografia regional.
Dentro de uma simplicidade e naturalidade, oferecem maravilhosos Queijos sem nenhum aditivo químico, feito à mão, artesanalmente historicamente ensinada. São eles o Tradicional, Curado, Azeitado, Com Pimenta, Macchiato, com hortelã defumado, Áureo, Capa preta, Rosso,com Alecrim, com manjericão, cachaceiro defumado, Caprino e Pecorino. “Todos esses detalhes são importantes para produzir um alimento de alta qualidade. Já é sabido que nosso estado emocional é transmitido no momento que estamos preparando um alimento. E saber que estamos consumindo algo que foi feito com respeito e amor, é ter esses elementos em cada mordida. Ter um Queijo Mantiqueira de Minas Almeida Guimarães em casa para quando quiser dar uma beliscada é tudo de bom, um privilégio”, comenta Adriana.
———
Vermont — Pomerode/SC
A Pomerode Alimentos foi fundada em 2002 para produzir um tracionai queijo fundido da cidade, o Kreauterkaese. Em 2013, a família Mendes adquiriu a empresa e lançou, quatro anos mais tarde, a marca de queijos especiais Vermont. A queijaria já participou do PQB em 2019, portanto, esta é a segunda vez em que estará presente. No total, levarão 12 queijos para expor na feira. Juliano Mendes, sócio da empresa, afirma que a expectativa está muito grande e que está muito feliz pelo evento estar sendo realizado em sua cidade vizinha. “Blumenau é nossa cidade natal, e é a primeira vez que um evento queijeiro se realiza por aqui. A expectativa é de um evento super organizado e que ajude a valorizar e construir uma cultura queijeira cada vez mais forte no Brasil”, diz.
Juliano ainda acrescenta que o prêmio Queijo Brasil é uma oportunidade única para conhecer a parte mais importante e criativa da cultura queijeira brasileira. “Um local aonde produtores tradicionais e também da nova geração estão reunidos demonstrando seus queijos e contando suas belas histórias. Um lugar excelente para se apreciar que de melhor se produz no Brasil no mundo dos queijos.”
Nenhuma resposta ainda