CARTA CONVITE E REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO III PRÊMIO QUEIJO BRASIL

gallery/logo_comer queijo-05 peq

Prezado produtor de Queijo Artesanal, é com grande satisfação que lhe enviamos esta carta convite para participar da Terceira Edição do Prêmio Queijo Brasil que será realizado em São Paulo entre os dias 25 e 29 de outubro de 2017.

O Prêmio Queijo Brasil é organizado pela COMERQUEIJO (Associação de Comerciantes de Queijos Artesanais Brasileiros), além do apoio da Revista Prazeres da Mesa.

Este importante evento para o Queijo Artesanal Brasileiro será realizado na Memorial da América Latina em São Paulo e está inserido na programação de outro grande evento chamado Semana Mesa SP, evento organizado pela Revista Prazeres da Mesa e que reunirá os mais importantes e prestigiados chefs de cozinha de todo Brasil e alguns convidados internacionais, além de aficionados, alunos de gastronomia e jornalistas.

Nesta terceira edição do Prêmio Queijo Brasil haverá modificações em relação às edições anteriores e que darão retorno direto aos produtores participantes. Nos parágrafos abaixo descrevemos tais modificações. Por favor, fiquem atentos, pois elas são muito importantes.

Este será a terceira edição do maior evento relacionado com o Queijo Artesanal Brasileiro já realizado. É uma grande oportunidade para divulgar o Queijo Artesanal Brasileiro para o maior mercado consumidor do País.

 

Organização pela COMERQUEIJO:

A COMERQUEIJO é uma associação sem fins lucrativos, portanto, todo valor arrecadado pela COMERQUEIJO durante o III Prêmio Queijo Brasil será exposto e revertido em sua totalidade ao Queijo Artesanal Brasileiro por meio de pesquisa cientifica ou ações comerciais e visem a melhora da qualidade ou do comércio do Queijo Artesanal Brasileiro, sempre seguindo critérios de ética de acordo com o Estatuto desta associação.

 

Os Objetivos do Prêmio Queijo Brasil são:

- Divulgar a diversidade dos queijos artesanais produzidos em território nacional,

- Fortalecer a integração entre os agentes da cadeia produtiva do QAB: Produtores, transportadores, lojistas, pesquisadores, consumidores e instituições governamentais.

- Reconhecer e valorizar o produtor artesanal que prioriza a qualidade de seu produto,

- Estimular a melhoria da qualidade dos queijos através do intercâmbio de conhecimentos entre produtores, consumidores e especialistas,

- Estimular a ampliação do mercado consumidor dos queijos artesanais brasileiros.

- Promover o debate sobre a necessidade de atualização das legislações vigentes, a fim de compreender a nova realidade do QAB.

 

Como funciona:

Será cobrada uma taxa de inscrição de R$50,00 por queijo inscrito.

O pagamento da inscrição poderá ser feito das seguintes maneiras:

Deposito bancário
Transferência bancária
Dinheiro no ato da entrega
Envio junto com o queijo inscrito

Os queijos inscritos para a premiação, por seus produtores e/ou representantes, serão avaliados por chefs, jornalistas, especialistas em queijos, produtores e consumidores selecionados previamente pela organização o evento.

Os queijos serão avaliados misturados e as premiações serão divulgadas por categoria.

Os critérios de avaliação são: Aspecto/Aparência – Olfato/Aromas – Textura e Sabor.

O corpo de jurados será constituído de dois grupos (técnico e gustativo).

Todos os queijos começam a avaliação com nota máxima para o corpo de jurados técnico e a partir dos defeitos que surjam ao queijo avaliado lhe serão retirados pontos até chegar à nota final.

O corpo de jurados gustativo tem como principio avaliar os queijos desde um ponto de vista mais comercial, buscando qualidades gustativas e olfativas, possibilidades de receitas gastronômicas e neste caso, os queijos avaliados iniciam a avaliação com nota mínima e a partir de suas qualidades e possibilidades a nota vai aumentando.

A soma total desta avaliação será determinante para qual premiação o queijo vai receber.

Retorno da avaliação: Cada queijo inscrito receberá o resultado da avaliação com o intuito de possibilitar o estudo e as possibilidades para melhorar seu queijo e condições comerciais.

A ideia deste novo formato do Prêmio Queijo Brasil é oferecer algo a mais para o produtor. Além do reconhecimento por medalha pelo bom trabalho e qualidade do queijo, também oferecer um pouco de conhecimento deste outra ótica, o ponto de vista técnico e comercial.

 

Premiações:

Os queijos avaliados receberão quatro tipos de premiações (reconhecimento):

- Bronze

- Prata

- Ouro

- Super Ouro (medalha definida para o Melhor Queijo de cada Categoria)

 

NÃO HÁ LIMITES PARA MEDALHISTAS, O INTUITO DA PREMIAÇÃO É VALORIZAR OS QUEIJOS BEM PRODUZIDOS E NÃO GERAR CONCORRÊNCIA ENTRE PRODUTORES.

 

A cada produtor premiado será entregue:

· Certificado de Prêmio: Diploma - Gratuito

· Troféu para os Super Ouro - Gratuito

· Adesivo com medalha para ser colocado na embalagem dos queijos. Será cobrado.

 

Exigências para inscrever o queijo;

1 - Categoria A: Queijo Artesanal de Leite Cru:

Leite Cru, Próprio e/ou Comprado de Terceiros, Obtido Num Raio Não Maior do Que 24km Para Estrada de Asfalto e 10km para Estrada de Terra e Que Não Ultrapasse o Limite Produtivo de 7.000 Litros de Leite ao Dia Para Leite Bovino e 1.000 Litros de Leite para Caprino, Ovino e/ou Bubalino.

 

2 - Categoria B: Queijo Artesanal de Leite Pasteurizado:

Leite Pasteurizado, Próprio e/ou Comprado de Terceiros, Obtido Num Raio Não Maior do Que 24km Para Estrada de Asfalto e 10km para Estrada de Terra e Que Não Ultrapasse o Limite Produtivo de 7.000 Litros de Leite ao Dia Para Leite Bovino e 1.000 Litros de Leite para Caprino, Ovino e/ou Bubalino

 

3 - O queijo inscrito deve usar leite nacional e ser produzido em território nacional.

 

4 - Associações, cooperativas e maturadores poderão inscrever seus queijos desde que respeitem o limite máximo de produção diário.

 

5 - A organização do evento dará preferencia a queijos com nome locais e em idioma português e que fomentem a criação de novos produtos genuinamente brasileiros.

 

6 - Caso seja comprovado que algum queijo premiado não cumpra as exigências acima descritas, ao produtor lhe será imediatamente retirado o premio e penalizado com a proibição de participação em futuros Prêmio Queijo Brasil.

 

7 - Para os produtos denominados “artesanal” fica proibido o uso de conservantes, espessantes industrializados e a pratica da homogeneização do leite.

Que usem preferencialmente fermentos autóctones, porém é permitido o uso de fermentos lácteos industrializados.

Fica liberado o uso de coalho ou coagulante, cloreto de cálcio, cloreto de sódio e outras culturas como Geotrichum Cadidum, Penicillium Candidum ou Penicilium Roqueforti industrializados.

 

Inscrições:

Os produtores e/ou representantes dos queijos podem inscrever seus queijos preenchendo a ficha de inscrição e enviando ao e-mail premio@premioqueijobrasil.com.br

O Produtor e/ou representante deve arcar com o custo de inscrição, da amostra de queijo que será usado na avaliação durante o Prêmio e o frete para envio do mesmo.

O prazo final para a inscrição dos queijos é de 15 de outubro de 2017.

 

Envio dos Queijos:

Os queijos devem ser entregues na Mercearia Mestre Queijeiro (Rua Simão Álvares, 112 Pinheiros, São Paulo – SP CEP 05417-020) em até dois (2) dias antes do inicio do concurso. Salvo algumas exceções como queijo fresco ou queijos que não aguentam viagens longas, que poderão ser entregues na manhã do dia anterior ao concurso 24/10/2017.

RECOMENDAMOS QUE O FRETE DE QUEIJOS SEJA FEITO ATRAVÉS DO vendas.sp@raizesdeminas.com.br ou (11) 97270-8171

 

Sua participação é muito importante para nós e para a cultura do Queijo Artesanal Brasileiro.

Contamos com sua presença!

Atenciosamente, 

gallery/img_3441-1